Oficina para pacientes diabéticos

Na manhã desta terça-feira (08/11) o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf) de Formosa do Sul reuniu pacientes diabéticos que fazem uso de insulina para participar de uma oficina. No dia 14 de novembro é comemorado o dia mundial da diabetes e a oficina teve como objetivo conscientizar os pacientes sobre a importância da adesão correta do tratamento.

Durante a oficina foi realizado o teste glicêmico e aplicação de insulina. Os participantes receberam orientações sobre a doença, alimentação e atividade física, repassados pela médica Dra. Laura Biesek, fisioterapeuta Carine Eberle Cella e a nutricionista Morgana Dalla Líbera.

A fisioterapeuta Carine explica que a oficina foi oferecida aos pacientes diabéticos insulino dependentes, ou seja, aqueles que usam insulina como tratamento para diabetes. “Nosso objetivo foi orientar sobre os impactos da diabetes, sobre os pilares do tratamento que seriam a medicação, a insulina, a alimentação e a atividade física. Conseguimos ter uma troca de informação, tirar as dúvidas e nos atentar sobre os riscos da diabetes quando não cuidada”, afirma Carine.

Além da troca de informação e orientações os participantes degustaram de um café da manhã saudável, já que estavam em jejum para realizar o teste glicêmico.

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul