Palestra atualiza informações aos agricultores

Na tarde desta segunda-feira (11/07) a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Formosa do Sul realizou uma palestra aos agricultores. O objetivo foi trazer informação referente as obrigações com o e-Social, onde o agricultor deve informar a comercialização da produção rural, e alertar sobre a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-E) que esta prevista para o segundo semestre do ano de 2023.

Os temas foram abordados por Luciano Deon, assessor tributário e movimento econômico e Adriano Deon, coordenador de recursos humanos, ambos servidores da Associação dos Município os Oeste de Santa Catarina – AMOSC.

Luciano falou sobre a NFP-E que, apesar de não ter prazo, em breve será de uso obrigatório. “Santa Catarina não tem nenhuma legislação que diga um prazo para o produtor fazer uso da nota eletrônica, porém tem um acordo entre secretários de fazenda determinando que todos os estados façam a sua legislação para que a partir de primeiro de julho de 2023 seja obrigatório o uso da nota fiscal eletrônica”, afirma Luciano.

Adriano falou sobre e-Social e destaca a importância deste sistema no processo de aposentadoria rural. “Hoje se o produtor rural não fornecer as informações de sua propriedade para o e-Social no futuro ele vai ser penalizado porque é o único canal que será usado futuramente para a questão de aposentadoria, pois vai deixar de existir a nota fiscal do produtor física e vai tudo para eletrônica e é por esse motivo que o produtor deve fazer uso do sistema e-Social”, destaca Adriano.

Gilnei Busnello, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formosa do Sul também participou da palestra de afirma que o Sindicato está preparado para auxiliar os agricultores em ambos os processos. “Essa palestra com certeza sanou muitas dúvidas, mas com certeza agricultor chega em casa e vai surgir outras que podem ser sanadas juntamente ao sindicato de Formosa do Sul, agente esta disponível pra estar disponibilizando esse trabalho e essas informações”, afirma Gilnei.

A munícipe Arlete Comunello destaca a importância destas palestras disponibilizadas aos agricultores. “É muito importante porque se vai haver mudanças os produtores tem que ser informados, o que eles colocaram aqui foi muito bom o pessoal sempre aprende mais qualquer evento desse sempre a gente cresce, sempre aprende alguma coisa” afirma Arlete.