Simbolo Municipal Brasão

A auditoria dos Símbolos Municipais (Brasão e Bandeira) de Formosa do Sul é do professor de Educação Artística da Escola Cenecista Jorge Lacerda, Jair Lemes da Rosa e do desenhista Heráldico Enir José Ramboda de São Lourenço do Oeste.

O Brasão Municipal contém no sentido horizontal a data da Emancipação do Município (09/01/1992) com letras de cor preta sobre uma tarja vermelha contendo o topônimo: Formosa do Sul.

Partem da faixa avermelhada inferior externa do Brasão hastes de cana de milho com espigas verdes, cachos de trigo maduro (amarelo), ramos de feijão com vagens maduras caracterizando os principais produtos agrícolas predominantes no Município.

 

No interior do Brasão constam as atividades principais do Município, sendo: reflorestamento de araucária e árvores nativas, sobre fundo amarelo ouro, juntamente com uma cabeça de bovino e uma de suíno, na cor branca contornada por preto, simbolizando a pecuária, uma das principais riquezas econômicas do Município. No centro do Brasão, ou coração do escudo, o arado manual em vermelho, cor predominante da Bandeira, contornado em preto, sobre a terra vergada na cor marrom. Acima o céu azulado, com cinco estrelas que simbolizam o Cruzeiro do Sul e identificam Formosa do Sul.

A coroa sobreposta ao Brasão na cor cinza com três torres contornadas em preto, obedece a um traçado em perspectiva do centro do Brasão, refere-se à Liberdade, União e Participação, dando idéia de força quando é construído com trabalho dignificante.

 

As três partes em vermelho que constituem a torre, caracterizam a Liberdade e a igualdade entre Homens, Povo e Governo.