História

Formosa do Sul/SC

“Terra de gente simples e hospitaleira”

Formosa do Sul é a terra de um povo que mantém viva suas tradições, suas memórias e a cultura herdada dos seus antepassados. Localizada na microrregião Oeste de Santa Catarina, o município, que iniciou sua colonização por volta da década de 1950, com a vinda de migrantes gaúchos, tem como característica marcante a vida em comunidade. Muito elogiada pelos visitantes, por suas belezas naturais e principalmente pela simplicidade de sua gente, o município com cerca de 2.600 habitantes, ainda cultiva algumas das tradições dos primeiros moradores, descendentes de italianos, caboclos, alemães e poloneses, o que é possível observar nos costumes, no modo de falar e na culinária.

Durante o processo colonizatório, o território de Formosa do Sul era conhecido como Fazenda Saudades. Com o crescimento do número de moradores constituiu-se uma pequena Vila, que de acordo com os depoimentos das famílias mais antigas, foi nomeada por um padre italiano, como Vila Formosa, em homenagem às belezas da localidade. Em 25 de setembro de 1985, Vila Formosa foi elevada a categoria de Distrito do Município de Quilombo, e no dia 09 de janeiro de 1992 passou à condição de município.

O município possui uma área territorial de aproximadamente 100 km², sendo que a maior parte é montanhosa e ondulada, com 10% de área plana. O clima é mesotérmico úmido, sendo que é muito quente no verão. Seus limites territoriais são ao Norte os municípios de São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte, ao Sul e Leste Quilombo e Santiago do Sul e a Oeste Irati e Jardinópolis. Atravessam o município os Rios Ouro e Rio das Antas, também chamado de Lageado João Emílio.

Além do centro urbano do município, que representa apenas 2% do território, Formosa do Sul possui 15 comunidades no meio rural: Lª Beira Rio, Lª Segalin, Lª Guarani, Lª Conte, Lª Serra Alta, Lª Canela, Lª Tope da Serra, Lª Barão do Triunfo, Lª Villa, Lª São Miguel, Lª Nova Aratiba, Lª Dhein, Lª Bonitinho, Lª Peruzzo e Lª Santa Inês, que caracterizam e potencializam a vocação econômica do município que são agricultura e pecuária.

Podemos destacar como atrativos turísticos a Praça Municipal Tancredo Neves, a Casa do Turista e a Capela São Cristóvão, localizadas no centro do município, o Parque do CTG Trançado de Guapo localizado na comunidade de Lª Canela, a Área de Lazer Chico Mendes na comunidade de Lª Beira Rio, o Recanto das Garças em direção ao município de Irati, as igrejas das comunidades de Lª Guarani, Lª Serra Alta, Lª Canela, Lª Barão do Triunfo e Lª Segalin, o Museu Frezza, o Museu Formosa do Sul, a Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal Helio Antonio Faresin, no centro urbano e o Morro da Antena, com vista panorâmica da cidade, na comunidade de Lª São Miguel.

Em Formosa do Sul existem diversos eventos culturais, tendo forte expressão as festas da cultura popular.

2º Final de Semana de Janeiro – Rodeio Crioulo Interestadual

1º Domingo de Fevereiro – Festa em honra a São Valentin, Lª Barão do Triunfo

1º Domingo de Março – Festa em honra a São Paulo, Lª Canela

1º Sábado de Abril – Feira Livre, do Comércio Local

1º Domingo de Junho – Costelão do CTG Trançado de Guapo

4º Sábado de Junho – Baile Junino, Lª Canela

2º Domingo de Julho – Festa em honra a Nª Srª do Carmo, Lª Nova Aratiba

4º Domingo de Julho – Festa em honra a São Cristóvão, Capela Centro

1º Sábado de Agosto – Feira Regional de Artesanato

2º Domingo de Agosto – Festa em honra a São Roque, Lª Segalin

3º Domingo de Setembro – Festa em honra a Nª Srª de Salete, Lª Guarani

4º Domingo de Setembro – Festa em honra ao Santo Anjo da Guarda, Lª Villa

1º Domingo de Outubro – Festa em honra a São Francisco de Assis, Lª Serra Alta

12 de Outubro – Festa em honra a Nª Srª Aparecida, Lª Beira Rio

1º Domingo de Novembro – Festa em honra a Nª Srª da Saúde, Lª Conte

Mês de Dezembro – Natal de Encanto e Magia

No campo da Educação o município conta com três instituições de ensino, que são: Escola de Educação Básica Rui Barbosa, Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria e Centro de Educação Infantil Primeiros Passos, que atendem da creche ao Ensino Médio, com estrutura completa disponibilizando transporte e demais estruturas necessárias ao público escolar. Os estudantes de Ensino Superior recebem auxílio financeiro do município, para seu deslocamento até outras cidades.

No campo da Saúde e Assistência Social o atendimento é feito pela Unidade de Saúde e pelo Centro de Referência em Assistência Social, com equipe composta por médico, enfermeira, psicóloga, técnicos de enfermagem, dentista, assistente social e demais profissionais. São desenvolvidas atividades assistenciais com grupos ao longo de todo ano envolvendo idosos, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças e jovens em condições de vulnerabilidade social e famílias atendidas por programas sociais.

No campo do Esporte são desenvolvidas atividades de treinamento com as categorias de base, e campeonatos em diversas modalidades como futsal, voleibol, futebol suíço, baralho, dominó e bocha envolvendo crianças, jovens e adultos.

No campo da Cultura além das diversas manifestações da cultura popular, que são características na região e estão expressas nas festas, comunidades, igrejas, grupos, na culinária e nos hábitos do dia a dia, o município conta com três equipamentos culturais que são a Casa da Cultura, a Biblioteca Pública Municipal Helio Antonio Faresin e o Museu Formosa do Sul.