Formosa do Sul Adota Ensino Integral no Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria

O Governo Municipal de Formosa do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou em 2024 a transição para o Ensino Integral no Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria. A iniciativa atende à Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) e busca ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola, promovendo o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural das crianças.

Neste ano, o Ensino Integral foi implementado nas turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, com a previsão de expansão gradual para todas as turmas nos próximos anos. Os alunos passam meio período em aulas normais seguindo a grade curricular do Ensino Fundamental e, no contraturno, participam de oficinas diversificadas. Entre as atividades oferecidas estão ciência e culinária, espanhol, meio ambiente, artes e linguagens, robótica e esporte.

Ana Vitória Zilio, aluna do 5º ano, compartilhou sua experiência: “No Ensino Integral, aprendemos muitas coisas, como fazer experimentos, cuidar das plantas, estudar comunicação e mídia, entender o rádio e a TV, construir robôs, além de aprender espanhol e praticar esportes. Eu gosto muito, aprendemos bastante e evoluímos”.

Julia Maria Jantsch, do 1º ano, descreveu a rotina escolar: “Na escola, temos café, almoço e lanche da tarde. Aprendemos muito com os professores, e eu gosto de ficar o dia inteiro na escola.” Pedro Henrique Baú, também do 1º ano, complementou: “É muito legal ficar na escola, eu gosto”.

As oficinas são ministradas por profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI) de Chapecó, empresa contratada pelo Governo Municipal. O investimento mensal para a realização das oficinas é de R$ 37.000,00, provenientes de recursos próprios do município.