Espetáculo teatral lembra o 18 de maio

O Departamento Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação ofereceram as crianças e adolescentes do município uma peça teatral em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A peça chamada “A Travessia” apresentada na última terça-feira dia 17 de maio, tratou de forma lúdica o tema às crianças do Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria e aos adolescentes da Escola de Educação Básica Rui Barbosa.

A psicóloga do Departamento Social, Kátia Saugo, explica que a proposta da atividade foi destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e também convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e dos adolescentes.

“Nós precisamos garantir que toda criança e todo adolescente tenha o direito ao desenvolvimento da sua sexualidade de forma segura e protegida, livres de qualquer tipo de abuso e da exploração sexual, portanto nosso objetivo promovendo essa ação foi justamente de informar e conscientizar em defesa do direito das crianças e dos adolescentes que são vítimas constantes e muitas vezes indefesas dessas situações de violência”, destaca Katia.

Ana Paula do Prado, membro da companhia de teatro Ciranda Cultural que apresentou a peça teatral, explica que o espetáculos vem ao encontro de um tema muito importante trazendo arte com informação. “Esse espetáculo se chama “Travessia” porque muitas crianças às vezes vivem a violência ou algumas estão em situação de risco e a gente sabe que precisa passar por isso e que nessa travessia tenha contribuição de toda a equipe do CRAS que faz parte da rede de proteção de apoio.

A peça trata ainda sobre a escuta assistida que necessita ser especializada para que a criança não precise relatar tantas vezes tudo que aconteceu para pessoas que elas não têm vínculo, isso revitimizando tudo a dor e sofrimento é vivida.

Outro objetivo da ação foi instruir para que as crianças consigam identificar uma violência ou exploração dando foco na denuncia e os meios de denuncia e proteção as crianças e adolescentes que são o Conselho Tutelar, o Cras, a própria escola e ainda o canal de denúncias anônimas Disque 100.