Novo sistema de distribuição de água atende famílias formosenses

Na tarde desta quinta-feira (06/07) o Governo Municipal de Formosa do Sul, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizaram ato que oficializou o funcionamento da cisterna, estação de tratamento e rede de água da comunidade de Linha São Miguel.

A cisterna é construída em forma de vala com estrutura metálica e manta geomembrana de polietileno com capacidade de armazenamento de um milhão de litros de água. A cisterna é abastecida por uma fonte de água superficial modelo caxambu.

Esta água armazenada é encanada a uma Estação de Tratamento de Água – ETA para consumo humano com dosador de fluore demais produtos com capacidade mínima de tratamento de 30m³/dia. Após o tratamento a água é encanada ás famílias desta comunidade.

O investimento total na execução deste projeto foi de R$230.205,20 oriundos de recursos próprios do Governo Municipal. O sistema modelo irá disponibilizar água potável para 40 famílias desta comunidade e arredores que enfrentavam problemas de abastecimento.

De acordo com o prefeito Jorge Comunello, o projeto é inovador e irá solucionar um problema de abastecimento de muitos anos. “Nós possuíamos um alto custo com o transporte diário de água a estas famílias. Esse projeto vem sendo desenvolvido a mais de dois anos e finamente estamos com ele pronto e estas famílias não vão sofrer com falta de água além de receber água tratada e de qualidade”, afirma o prefeito.

Dona Senira da Aparecida dos Anjos relata a importância do sistema para sua família. “São quarenta anos que moramos aqui e sempre enfrentamos dificuldades com a falta de água e nunca imaginávamos em ter uma água tão boa como essa. Pra chegar ao que temos aqui hoje sabemos que teve esforço de muitas pessoas e agradecemos porque agora, graças a Deus, temos água boa e de qualidade”, aponta a dona de casa.