Cuidados com a manipulação de alimentos

Na última segunda-feira (06/11), Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Sanitária de Formosa do Sul, promoveu um curso de capacitação em Boas Práticas em Serviços de Alimentação. Cerca de 30 pessoas participaram da capacitação.

O curso foi aplicado especialmente para funcionários e proprietários de estabelecimentos do ramo alimentício como: mercados, lanchonetes, restaurantes, padaria, açougues, sorveterias, entre outros. Também para fabricantes de alimentos diversos e membros de conselhos de comunidades que trabalham na cozinha e churrasqueira em festas e eventos.

A capacitação é uma exigência da legislação para o ramo alimentício e tem o objetivo de orientar sobre as regras e normas sanitárias aos manipuladores de alimentos, a fim de se produzir de forma adequada evitando maus hábitos que possam ocasionar contaminações e a ocorrência de intoxicação nas pessoas.

A aplicação do curso foi realizada pela nutricionista da Unidade de Saúde, Morgada Dalla Líbera, juntamente com a fiscal de Vigilância Sanitária, Vandra Sete. Vandra destaca a importância desta capacitação. “Uma boa alimentação é a base para a saúde humana e para que esse resultado seja alcançado a preparação dos alimentos é um fator importante, principalmente quando estes alimentos serão comercializados. Oferecer um alimento seguro é de total responsabilidade de quem o produz”, afirma.