Dia de Campo promove Plantio Direto em Formosa do Sul

Na última sexta-feira (16/06) a EPAGRI juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Formosa do Sul com apoio de empresas do município (Sicoob, Cresol, Cooper Alfa, Caslo, Agropecuária Formosa) realizaram um Dia de Campo abordando práticas atuais do Plantio Direito.

Formosa do Sul, assim como os demais municípios da região, tem como base econômica a agricultura. O plantio direto é uma técnica utilizada pela maioria dos agricultores na condução das lavouras.  Esta prática se utiliza do plantio de plantas de cobertura especialmente aveia e nabo forrageiro dessecadas com 30 dias de antecedência ao plantio da cultura comercial (milho ou soja).

O ressurgimento da utilização de outras espécies como vica, centeio, ervilha e suas combinações de plantio abrem um leque de novas possibilidades de utilização das técnicas do plantio direto. Diante disso, o dia de campo teve o objetivo de trazer novas alternativas para o Plantio Direto, fortalecendo a atividade agrícola visando à redução de custos e melhorando a lucratividade do produtor rural.

O evento trouxe pela parte da manhã uma sequência de palestra e debates. O agricultor da cidade de Mangueirinha no Paraná e influenciador digital, Laércio Dalla Vecchia, palestrou sobre a evolução e melhorias implantadas em sua propriedade e os resultados positivos alcançados com o plantio Direto. Em seguida houve um debate com Leandro Wildner, pesquisador da Epagri, e André Rech, representante comercial da empresa RAIX, que trouxeram suas experiências aos agricultores presentes. As práticas utilizadas por Laércio “O Agricultor” que mais chamaram atenção são a redução do uso de glifosato e seus resultados positivos, a dessecação antecipada das gramíneas nos coquetéis ou Mixs de plantas de cobertura e o plantio no Verde sem dessecação antecipada.    

Na parte da tarde foi realizada visita a área demonstrativa de plantas de cobertura onde os agricultores puderam observar resultados das diferentes plantas de cobertura utilizadas nas áreas de observação.