Realizada capacitação sobre escuta especializada

Nos dias 21 e 22 de dezembro o Departamento Municipal de Assistência Social de Formosa do Sul realizou uma capacitação para implementação da Escuta Especializada no município. O objetivo dessa capacitação é de fornecer subsídios à rede de proteção de crianças e adolescentes e ao Comitê de Gestão Colegiada da rede de cuidado e proteção social de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

A diretora do Departamento Social, Maria Conte, afirma que a capacitação se faz necessária tendo em vista demanda de atendimento prioritário no município. “O trabalho de rede da Escuta Especializada tem prioridade em preservar a dignidade das nossas crianças e adolescentes para que se possa desenvolver um trabalho conjunto sem expor as pessoas envolvidas além de facilitar para que, a cargo da autoridade policial e do Ministério Público, o culpado seja punido”, afirma Maria.

Em Formosa do Sul o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência foi nomeado em 29 de novembro de 2023 através da Portaria de Nº 466. Esse comitê é formado por representantes da Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, ou seja, profissionais que atuam diariamente com crianças e adolescentes.

Uma segunda etapa da capacitação será realizada no mês de fevereiro de 2024 a fim de capacitar profissionais da Rede Municipal e Estadual de Ensino, além dos demais atores que atuam com crianças e adolescentes, proporcionando o aprimoramento de conhecimentos a cerca da política de proteção e a identificação de possíveis casos que devem ser encaminhados  a rede e posteriormente as autoridades competentes.