Coral de idosos ganha destaque na região

O Coral de Idosos Formosense Canto e Alegria tem ganhado destaque na região por conta de suas apresentações em encontros regionais de corais. O grupo se prepara agora para realizar o primeiro encontro regional de corais no município de Formosa do Sul.

O grupo surgiu em 2018 com o objetivo de uma atividade de lazer aos idosos do município. No início havia poucos idosos participantes e o grupo foi crescendo com o passar do tempo. O grupo sofreu ainda com as paralisações devido a pandemia, mas retornou as atividades com ainda mais integrantes. Hoje o coral conta com 34 integrantes e realiza ensaios semanais.

A integrante do coral, Leni Eberle fala da satisfação em representar Formosa do Sul em outros municípios. “A gente se sente muito bem e todos falam que nosso coral é o mais animado dos encontros, a gente tem muito orgulho em representar Formosa do Sul em outros municípios”, se orgulha Leni.

O grupo é coordenado pelo professor e músico José Sérgio Farias que destaca a evolução do coral. “Trabalhamos com um repertório musical que eles conhecem, de todos os gêneros abrangentes aqui na nossa região e principalmente a cultura italiana que estava um pouco esquecida e hoje a gente tem esse resgate com eles. É um grupo muito produtivo e a gente vê pela organização deles de que vale a pena todo o trabalho que vem sendo desenvolvido”, afirma o professor.

O grupo é acompanhado pelo Departamento de Assistência Social. Maria Conte, diretora social, afirma que o trabalho tem fortalecido os vínculos sociais entre a terceira idade. “É uma terapia o que eles estão fazendo, pois socializam ainda mais a vida deles com os encontros que participam, fortalecem amizades, a convivência do próprio grupo e melhorando a qualidade de vida deles”, afirma Maria.

O primeiro encontro regional de Corais de Formosa do Sul, organizado pelo Coral de Idosos Formosense Canto e Alegria com o apoio do Departamento de Assistência Social, está previsto para acontecer no dia 23 de setembro. As apresentações serão iniciadas às 15h30min na Capela São Cristóvão de Formosa do Sul. O evento será aberto a toda população que queira prestigiar as apresentações.

Quem quiser acompanhar um pouco do trabalho desenvolvido pelo Coral Canto e Alegria, pode assistir apresentações do grupo no YouTube no canal Cultura Formosa do Sul no link https://www.youtube.com/@culturaformosadosul6534.