Crianças plantam sementes de araucária

Nos dias 25 e 29 de maio, as crianças da Rede Municipal de Ensino de Formosa do Sul realizaram um plantio de sementes de araucárias, o pinhão. A atividade foi realizada com todos os estudantes do NEM Vida e Alegria e CEIM Primeiros Passos. A ação faz parte de um projeto que visa o plantio da semente, cultivo da muda e plantio definitivo que será realizado no mês de setembro em comemoração ao Dia da Árvore.

De acordo com a diretora das escolas municipais, Cleonice Gris, o pinheiro foi a planta escolhida por alguns motivos especiais. “Foi pensado no Pinheiro pelo motivo de ser uma planta brasileira que está ameaçada de extinção e também por ser uma planta que produz o fruto preferido da gralha azul atraindo estas aves que leva com seu bico a semente vai plantando, além de produzir o pinhão um fruto bem gostoso que a maioria das famílias consomem na sua época”, afirma a diretora.

Além da questão ambiental a atividade possibilitou às crianças o contato com a terra. A ação foi realizada pelas escolas e contou com a parceria da Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o professor Mercio Lunkes responsável pelo Projeto Horta na Escola e demais servidores da escola.