Escola desenvolve projeto inovador de reciclagem

Os alunos do 2º ano do Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria de Formosa do Sul estão participando de um projeto inovador de reciclagem, prevenção ao Meio Ambiente e valorização do turismo local chamado “Reciclagem X Turismo”.

O projeto foi idealizado pela professora de Arte Neura Stedille que explica que a ideia surgiu a partir da necessidade de envolver as crianças com o meio ambiente, desenvolver a conscientização da importância da reciclagem no dia a dia, mudando alguns hábitos, criando estratégias educativas que poderão retornar em renda extra possibilitando os estudantes a terem momentos lúdicos e livres em contato com a natureza valorizando o turismo local.

“Este projeto tem como finalidade oferecer aos estudantes momentos significativos e estarem em contato com a natureza partindo como iniciativa de cada envolvido para juntar lucros com a venda dos materiais retirados dos espaços escolares e familiares sendo que muitas vezes acabam poluindo o meio ambiente”, afirma Neura.

Após a definição de um tema junto com os alunos do segundo ano matutino e vespertino o projeto foi posto em prática com o início da coleta de materiais recicláveis que são depositados em um espaço na escola. Quando o depósito está cheio, a empresa Recicleplas especializada em material reciclável e parceira do projeto faz coleta e compra do material com a presença dos alunos.

A professora regente do segundo ano matutino e vespertino, Eliamara Casagranda fala que já são notáveis os resultados do projeto em seus alunos. “Esse projeto vem ao encontro das disciplinas trabalhadas em sala de aula. Na matemática trabalhamos a multiplicação, a soma de valores, estudamos o quilo, o grama, o real, o centavo. Trabalhamos com as crianças o dinheiro e a economia assim as crianças também crescem dentro de uma conscientização financeira formando futuros empreendedores”, destaca a professora.

Os alunos demostram entusiasmo com o projeto. Bernardo Cima Prigolli fala da importância do projeto pra seu aprendizado. “Eu aprendo a cuidar do meio ambiente, a contar dinheiro, a pesar, a fazer contas e a separar os materiais recicláveis, é bem legal.”, diz Bernardo.

Com o lucro dos materiais recicláveis coletados, os alunos irão passar um dia em um ponto turístico do município. O local escolhido foi a Área de Lazer Chico Mendes, que apoia a iniciativa e também criou um ponto de coleta de materiais para os alunos.

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul