Formosa do Sul está em 4º lugar no cumprimento de prazos com o TCE/SC

No último dia 26 de março o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) através da ferramenta de transparência Farol TCE/SC, divulgou as prefeituras e câmaras que cumprem os prazos com relação ao encaminhamento de dados para o TCE/SC, por meio do sistema e-Sfinge. Os dados informados são referentes à remessa dos registros contábeis relativos ao mês de fevereiro. Formosa do Sul ficou em 4º lugar, atrás dos municípios de São Domingos, Mirim Doce e Brusque, o primeiro colocado.

A agente de controle interno, Ivete Ravarena, explica que os registros contábeis, são todos os lançamentos financeiros e fiscais que envolvem uma entidade. “São os registros de todos os atos e fatos que ocorrem em um determinado período. Muitas informações são enviadas diariamente ao tribunal de contas e ao final de cada mês ocorre a consolidação de todas essas informações” afirma Ivete.

A informação consolidada precisa ser enviada até o dia 20 do mês subsequente e de certa forma são utilizados para avaliar o desempenho e as metas estabelecidas, evidenciando a situação do município. Os dados têm origem nos mais diversos setores do poder público tais como: licitação e contratos, recursos humanos, tributação e financeiro, engenharia, planejamento e orçamento, patrimônio e o setor contábil que registra e consolida os dados dos demais setores.

Ivete ainda deixa clara a importância desta classificação para o município. “É muito satisfatório para a equipe e para a gestão ver o município sendo destacado entre os primeiros colocados. Entendemos que isso é resultado do trabalho e do esforço de todos os servidores, que de forma tempestiva e responsável desenvolvem suas funções e buscam atender as normas e os prazos de cada Ente aos quais prestamos contas. Isso motiva a equipe a continuar esse trabalho com eficiência e com responsabilidade”, destaca a servidora.

Os dados do ranking podem ser acessados no site do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) através da ferramenta de transparência Farol TCE/SC, no ícone Situação de Remeças ou no link https://paineistransparencia.tce.sc.gov.br/extensions/appRemessasSituacao/index.html.