Formosa do Sul instala sistemas de geração de energia solar fotovoltaica ON-GRID

A partir da segunda quinzena de setembro todos os prédios públicos do município de Formosa do Sul passaram a utilizar energia de geração própria (energia solar fotovoltaica).

O município possuía um gasto de cerca de 20 mil kw mensal ou cerca de R$ 15 mil com a concessionaria Celesc e em apenas 14 dias de produção, foram gerados 10 mil KW, ou seja, metade da necessidade. O investimento na instalação deste sistema foi de R$716.040,00, sendo que R$ 441.318,60 é oriundo de recursos próprios e R$ 274.721,40 é de emenda parlamentar. A expectativa é que em quatro anos o investimento será pago.

Conforme estudo feito pelo departamento de engenharia, foram instalado cinco sistemas de geração, totalizando uma potencia de 144 KWp. Os locais escolhidos foram às escolas municipais CEIM Primeiros Passos e NEM Vida e Alegria, Centro Administrativo, Centro de Convivência de Idosos e Unidade Básica de Saúde.

A geração excedente de energia destes cinco sistemas é distribuída aos demais prédios públicos como Departamento de Cultura, Departamento Social, Centro de Atividades Educacionais, Ginásio Municipal, Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos além da Praça Municipal e Iluminação Publica.