Intensificadas ações de combate a Dengue

O Governo Municipal de Formosa do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social intensifica os esforços no combate à Dengue no município. Na última quinta-feira (21/03) o Governo Municipal decretou Situação de Emergência, através do decreto municipal N.º 6245, em razão do aumento no número de casos da dengue no município. Já na tarde da última sexta-feira (22/03), o Comitê de Combate a Dengue instituído pelo decreto municipal N.º 6236, de 13 de março de 2024, esteve reunido para discutir ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O secretario de Saúde e Assistência Social, Irineu Szczepanski, destaca que todas as ações básicas de combate ao Aedes Aegypti estão sendo desenvolvidas, porém não tem surtido o efeito necessário. “Como as ações básicas já não são suficiente para resolver o problema, reunimos o Comitê de Combate a Dengue e decidimos realizar uma força-tarefa, envolvendo várias secretarias municipais e com apoio da Polícia Militar a gente vai estar fazendo uma varredura nos terrenos e residências eliminando todos os supostos criatórios de mosquito”, afirma o secretario.

A primeira etapa da força tarefa foi realizada nesta terça-feira (26/03) durante o dia todo no Bairro Meneguetti e proximidades. Uma segunda etapa será realizada em breve atendendo o centro da cidade. A ação consiste em visitas e inspeção nas residências para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti causador da Dengue. Todos os munícipes estão convocados a participar da força tarefa, realizando uma limpeza prévia em seus terrenos eliminando recipientes que acumulem água. Durante a ação é disponibilizado um caminhão para coleta lixos e entulhos.

“Pedimos a compressão e o engajamento de toda a população formosense para que nos ajude e contribua com as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti para eliminarmos a Dengue em nosso município o mais rápido possível”, solicita o secretario.

Além da força tarefa, o Comitê de Combate a Dengue está organizando diversas outras ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti para o enfrentamento da Dengue no município.