Curso de emissão de NFP-e é realizado

Nesta segunda-feira (25/03), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Formosa do Sul em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), disponibilizou aos agricultores formosenses a segunda edição do curso de emissão de NFP-e de 2024. A capacitação é realizada diversas vezes durante o ano com o objetivo de e auxiliar os agricultores na adequação as novas regras de emissão de notas para produtores rurais. Em 2023 foram realizadas cinco edições do curso com média de 10 agricultores por turma.

A NFP-e (Nota Fiscal de Produtor Eletrônica) é um documento oficial, utilizado para venda de produtos e serviços apenas por produtores rurais através do seu CPF e Inscrição Estadual. A obrigatoriedade da utilização da NFP-e no estado de Santa Catarina está sendo feita em etapas e a partir do dia 01 de maio de 2024 todos os produtores rurais do Estado devem obrigatoriamente emitir a nota fiscal de produtor no modo eletrônico, extinguindo-se o bloco de notas de papel.

Durante o curso, os participantes aprenderam todos os passos da emissão do documento, deste o acesso ao sistema até preenchimento de dados e a impressão do documento. Uma nova turma será capacitada no mês de maio e os agricultores interessados na capacitação devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura.