Retomado o Programa Saúde na Comunidade

Na tarde desta quinta-feira (30/03) foi realizado o primeiro encontro do Programa Saúde na Comunidade deste ano de 2023. O encontro foi realizado na comunidade de Linha Conte com a participação de munícipes das comunidades de Linha Bonitinho e Linha São Miguel. Durante o encontro foram realizadas diversas atividades como exercícios físicos, repasse de informações, aferição da pressão arterial, calculo do IMC, verificação da carteira de vacina, consulta médica e verificação de exames.

A munícipe Irma Castoldi gostou de participar do encontro. “Gostei muito porque aprendi muitas coisas que a gente tem que se cuidar bastante, usar protetor solar, fazer atividade física, cuidar da nossa saúde, vale a pena vir participar, quem não veio perdeu”, afirma a munícipe.

A fisioterapeuta da unidade de saúde, Carine Eberle Cella afirma que o programa voltou para fortalecer o contato entre os profissionais da saúde e população. “O Saúde na Comunidade volta com o intuito de ser um programa duradouro e esse ano além dos exames estamos trabalhando com o tema câncer de pele, então nós da equipe de saúde contamos com a presença de todos os munícipes nos encontros realizados em suas comunidades”, destaca Carine.

O projeto iniciou em 2017 com o objetivo de orientar os munícipes em encontros nas comunidades sobre diversos temas na área de saúde, visando à prevenção de doenças e promoção da saúde, além de aproximar a equipe de saúde dos munícipes. O projeto foi interrompido por conta da pandemia e é retomado neste ano. O projeto será realizado uma vez por mês, abrangendo, até o mês de setembro, todas as comunidades do município. O próximo encontro será no dia 27 de abril as 13h30m, contemplando as comunidades de Linhas Guarani e Santa Inês.