Dia D de combate ao Aedes Aegypti

No próximo sábado dia 19 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A data serve de alerta para a população sobre a importância da eliminação dos criadouros.

Nos dias 7 e 11 de novembro, foi realizado em Formosa do Sul o levantamento de índice amostral – LIA. O levantamento apontou um número reduzido de foco sendo que nesse mês de novembro de 2022 foram identificados apenas dois focos de Aedes Aegypti e 10 focos de Aedes Albopictus. Ambos são transmissores de doenças como dengue, zica, febre chikungunya, febre mayaro entre outras doenças.

Apesar do baixo número de focos encontrados, o setor de combate a endemias da Unidade de Saúde de Formosa do Sul orienta a população em geral para redobrar os cuidados com a chegada do verão. A eliminação dos criadouros do mosquito é a única maneira de prevenir a proliferação.

Amanhã dia 18 de novembro será realizada entrega de material educativo nos prédios públicos e estabelecimentos comerciais do município, a fim de reforçar os cuidados contra o mosquito.

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul