Conselhos Municipais recebem formação

No dia 11 de abril membros dos conselhos da área da saúde e assistência social participaram de uma formação aplicada pelo setor de controle interno do Governo Municipal de Formosa do Sul. A formação vai ser aplicada a todos os Conselhos Municipais vigentes.

A agente de controle interno, Ivete Ravarena, explica que o controle social tem muito a avançar ainda. Embora determinados e assegurados por lei, na prática ainda tem sido exercido muito timidamente. “Os conselhos fazem parte do controle social e não tem recebido informações periódicas para entender e executar seu papel que é muito importante na construção das políticas públicas e entendendo essa deficiência a nossa proposta é poder proporcionar um momento de Formação entre todos os conselhos subdivididos por secretarias que trabalham aquela política pública na qual participam e como resultado teremos o controle social mais fortalecido e participando mais ativamente da gestão pública”, destaca Ivete.

Estiveram presentes nesta primeira capacitação membros do Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conselho Municipal do idoso e Conselho Municipal da Habitação.

A formosense Nelci Ferrari é membro de um destes conselhos e afirma a importância desta formação. “Os conselhos são importante por envolver a comunidade na tomada de decisões e precisamos estar mais atuantes”, destaca a conselheira. A próxima formação será aplicada aos conselhos da área da educação.