Realizado II Simpósio de Bovinocultura e Mostra da Bezerra

Nos dias 16 e 17 de janeiro foi realizado em Formosa do Sul o II Simpósio de Bovinocultura e Mostra da Bezerra. O evento foi organizado e promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, EPAGRI, M&D Produção Animal, entidades e agropecuárias parceiras através do programa Mais Eficiência em Leite e Carne. O Objetivo deste evento foi de trazer conhecimento técnico aos produtores rurais do município e região.

O evento faz parte da programação em comemoração aos 32 anos de Formosa do Sul. A programação iniciou no dia 16 a noite com uma importante palestra que abordou o tema “Como enxergar sua fazenda como um negócio”, ministrada por Eules Rabelo, médico veterinário, nutricionista animal e consultor da Rehagro. Após a palestra foi servido um jantar a todos os participantes do evento.

No dia 17 a programação iniciou às 09 horas da manhã com outras duas importantes palestras. A primeira trouxe o tema “Estratégias na genética que ajudam a superar momentos de crises na cadeia do leite”, ministrada por Claudio Aragon, médico veterinário, especialista em melhoramento e genética bovina além de jurado de exposições de animais. A segunda palestra levantou “Quais são os animais mais rentáveis nos diferentes sistemas de produção na cadeia do leite”, ministrada por Michael Warkentin, zootecnista e especialista em pecuária leiteira pela Rehagro e de jurado de pista das raças Holandesa e Jersey.

Após as palestras foi realizada uma mesa redonda com todos os palestrantes e representantes de empresas do agronegócio para uma conversa e esclarecimento de dúvidas levantadas pelos produtores rurais. Após o debate foi servido almoço a todos os participantes do evento.

A programação continuou na parte da tarde com a Mostra da Bezerra. Um desfile e exposição de 46 animais das raças Jersey e Holandês de 12 produtores formosenses. Os animais foram avaliados pelos palestrantes Claudio Aragon e Michael Warkentin que fizeram a classificação dos animais repassando informações específicas utilizadas como critérios de escolha dos animais.

Foram premiados os três melhores animais, nas categorias menor, intermediária e maior das raças Jersey e Holandês. Além da escolha da campeã de cada raça e a grande campeã da II Mostra da Bezerra que foi o animal da raça Jersey do produtor Vinicius Lorenset.

O jovem produtor rural destaca as dificuldades e ao mesmo tempo a satisfação em ter seu animal como o melhor classificado da feira. “É um trabalho diário muito difícil e saber que o melhor animar de hoje é fruto do nosso trabalho é muito gratificante. Agente agradece ao governo municipal por todo esse incentivo que tem nos dado”, afirma Lorenset.

O palestrante e avaliador da Mostra, Claudio Aragon, afirma a importância deste tipo de evento para o agronegócio. “É uma oportunidade enorme para o produtor buscar conhecimento e sair daqui estimulado em aplicar tudo em sua propriedade e estar sempre melhorando”, destaca Aragon.

O secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Rinaldo Segalin, avalia de forma positiva a realização do II Simpósio de Bovinocultura e Mostra da Bezerra. “Foi um sucesso e trabalhamos muito pra isso, envolvendo empresas do município, produtores rurais e trazendo conhecimento através que grandes palestras, além disso mostrar o trabalho que a secretaria desenvolve nas propriedades rurais através da mostra da bezerra”, aponta o secretário.