Munícipes participam de curso de inseminação artificial

A Secretaria de Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Formosa do Sul, através do Programa Mais Eficiência e Leite e Carne promoveu nos dias 14,15 e 16 de dezembro um Curso teórico e prático de inseminação artificial de bovinos aos munícipes.

O curso teve como objetivo disseminar o conhecimento da técnica, para que o produtor possa realizar esse manejo nos animais e melhorar geneticamente o rebanho leiteiro ou de corte. Em sua parte teórica o curso abordou anatomia e fisiologia do aparelho reprodutivo da vaca, passo a passo da técnica de inseminação artificial e materiais necessários para a prática.

A parte prática do curso abordou o preparo dos materiais para inseminação, manuseio de peças uterinas para reconhecimento das estruturas. O treinamento prático de inseminação foi realizado em animais cujos proprietários participam do Programa Mais Eficiência e Leite e Carne.

O curso foi aplicado pelo médico veterinário da MeD Produção Animal, empresa responsável pelo Programa Mais Eficiência e Leite e Carne, Guilherme Drescher. Foram 08 agricultores que participaram do curso.

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul