Projeto Idoso Multiplicador é retomado

O projeto Idoso Multiplicador é uma das ações que integra o plano de ação da política municipal do idoso e consiste no atendimento a domicílio de idosos do município, em especial aqueles que por alguma razão não participam das demais atividades que integram a política municipal do idoso.

Este projeto tem como objetivo proporcionar momentos integração, descontração, troca de experiência, informação, além do contato do idoso com outras pessoas da mesma idade. O projeto já foi desenvolvido em anos anteriores, porém teve que ser suspenso em função da pandemia.

No mês de outubro deste ano o projeto foi retomado com fase de inscrição para idosos interessados a participar. Foram 18 idosos inscritos e nos meses de novembro e dezembro foi realizada uma capacitação aos idosos multiplicadores. A capacitação aconteceu em cinco encontros de quatro horas e contemplou temas diversos relacionados ao envelhecimento, afetividade, convivência familiar, prevenção de violência, sexualidade, autoestima, autocuidado e saúde mental.

O próximo passo do projeto está previsto para acontecer em fevereiro de 2023 em que os multiplicadores passam a realizar visitas mensais a idosos previamente selecionados. Em cada visita os multiplicadores irão desenvolveram atividades com os idosos visitados inclusive com a família do idoso.

O grupo de idosos multiplicadores irá trabalhar em parceria com o CRAS, realizando reuniões de avaliação e planejamento das ações a serem desenvolvidas pelo grupo.