Alunos colhem hortaliça do projeto Horta na Escola

Na última quarta-feira (05/10), os alunos da Rede Municipal de Ensino de Formosa do Sul colheram hortaliça cultivada através do projeto “Horta na Escola e Alimentação Saudável”. Cada criança levou para casa um pé de alface para ser consumida junto a suas famílias.

O projeto foi idealizado pelo munícipe e professor Mércio Lunkes que está aplicando o projeto nas escolas municipais. De acordo com Lunkes o projeto surgiu a partir da observação de que as crianças tem facilidade no acesso às tecnologias e passam muito tempo conectadas. “Com uso frequente de tecnologias muitas vezes diminui o interesse de conhecer a origem das coisas como, por exemplo, a batata que está no mercado ou o leite de caixinha, elas não sabem a origem e também não tem interesse de saber de onde vem”, afirma o professor.

O projeto tem como objetivo ensinar as crianças a plantar e colher verduras incentivando e desenvolvendo o hábito de comer legumes e verduras. “Isso de fato para algumas crianças têm dado certo porque nós recebemos devolutiva de alguns pais eles nos mandaram fotos dos filhos comendo alface colhida na escola e isso é verdadeiramente positivo porque a partir dessa experiência elas passam a consumir verduras e legumes”, destaca Lunkes.

Além do cultivo das hortaliças, o projeto é utilizado como ferramenta pedagógica. Dentro de sala de aula são efetuadas algumas intervenções em que os alunos recebem conhecimentos científicos relacionados a natureza como a visualização dos microrganismos do solo, das partes das flores, o interior da sementes com auxílio de um microscópio, além das fases da lua e outras experiências que envolvem a natureza e alimentação saudável.

O prefeito Jorge Comunello acompanhou a entrega das hortaliças e parabenizou a Secretaria de Educação pela iniciativa além de manifestar apoio a estas ações que transformam a educação dos pequenos formosesnes.