Adotadas novas medidas de segurança do ambiente escolar

Diante dos fatos ocorridos em escolas no país, o Governo Municipal de Formosa do Sul, adotou novas medidas preventivas que visam garantir a segurança de professores, servidores e crianças no ambiente escolar. As medidas foram levantadas a partir de uma reunião com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, procuradoria jurídica municipal e a Polícia Militar de Formosa do Sul.

Uma das principais medidas tomadas foi a intensificação da ronda policial nos arredores das escolas do munícipio além da disponibilidade um guarda que circula pelos ambientes internos e externos das escolas municipais. Também foram disponibilizadas chaves das portas e lista de contatos emergenciais em todas as salas de aula.

Continua sendo proibida a entrada de pais ou responsáveis e qualquer outro visitante ao ambiente escolar. Todos os portões de entrada ou acesso as escolas ficam permanentemente fechados. No caso de eventuais necessidades o pai ou responsável deve acionar a campainha. Além disso, foi intensificado o monitoramento através de câmeras de segurança nos ambientes internos e externos das escolas e será disponibilizado atendimento psicológico em sala de aula uma vez por semana.

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marines Moresco afirma que a colaboração da sociedade em geral é fundamental na garantia de segurança as escolas. “A escola, diante de todos esses fatos, está muito preocupada, mas nesse momento contamos com a sociedade em geral para nos mantermos vigilantes nas ações e nas atitudes que visam a segurança das nossas crianças e dos funcionários das escolas”, afirma a secretária.

A Polícia Militar de Formosa do Sul tem como prioridade a segurança no ambiente escolar. No início deste ano foi realizada uma consultoria de prevenção ao crime escolar, onde foram identificados pontos a serem melhorados para garantir a segurança de todos no ambiente escolar.

O comandante do destacamento da Polícia Militar de Formosa do Sul, Leandro Casagranda, afirma que o trabalho deve ser realizado em conjunto com a sociedade. “Sempre que perceberem algo diferente, algo suspeito, tanto na escola como em qualquer outro local ligue no 190. Nós sempre tivemos um contato muito próximo com a secretária de educação com os diretores das escolas tanto estadual quanto municipal e com os professores e estamos trabalhando juntos para garantir a segurança de nossos alunos”, afirma o comandante.