Crianças participam do Projeto Bombeiro Mirim

Na manhã desta quarta-feira (10/04) foi realizada a aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim em Formosa do Sul. A ação é desenvolvida pela Corporação de Bombeiro Militar de Quilombo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto será aplicado aos 32 alunos do quarto ano matutino e vespertino do Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria.

O Programa Bombeiro Mirim é um projeto desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e tem como objetivo a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano além de preparar as crianças para as ações de defesa civil como a prevenção e como proceder em momentos de desastres. Todas as crianças receberam um kit de materiais do projeto sendo uma apostila que será utilizada durante as aulas, uma sacochila e uma camiseta exclusivas do projeto.

Serão dois meses de encontros semanais e o último encontro será no quartel do Bombeiro Militar na cidade de Quilombo. “Esse encontro será de quatro horas e as crianças vão conhecer o quartel e toda a estrutura do bombeiro, viaturas, equipamentos e poderão vivenciar como é a rotina de trabalho de um bombeiro militar”, afirma Cabo Jeferson Weirich, bombeiro militar da corporação de Quilombo.

O encerramento do projeto será marcado por uma formatura em que as crianças formam-se Bombeiros Mirins o que lhes dá direito a receber o certificado de participação no projeto. “Na formatura vamos comemorar e formalizar esse momento onde as crianças vão estar aptas a agir em momentos de necessidade, ajuda ou qualquer tipo de apoio, elas vão saber de que forma proceder”, destaca Cabo Weirich.