Ações de combate a Dengue

O Governo Municipal de Formosa do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social tem realizado diversas ações de combate à Dengue no município, inclusive em parceria com Secretaria do Estado da Saúde.

O setor de Vigilância Epidemiológica e Agentes Comunitários de Saúde de Formosa do Sul realizaram na manhã desta sexta-feira (12/04) uma força tarefa de combate ao mosquito da dengue nas escolas municipais Centro de Educação Infantil Municipal e do Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria com inspeção e eliminação de possíveis criadouros.

Já na tarde desta sexta-feira (12/04) foi realizada o tratamento “peri focal” em alguns Pontos Estratégicos da cidade, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Chapecó – DIVE. O tratamento “peri focal” consiste na aplicação residual de inseticidas consiste na pulverização de inseticidas em paredes ou outras superfícies utilizando equipamentos costais que deixam uma determinada quantidade de inseticida por metro quadrado.

A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração da população para prevenção da dengue e eliminação dos criadouros do mosquito. Além dos cuidados ao redor das residências é necessário observar alguns pontos dentro de casa como plantas aquáticas, recipiente atrás da geladeira e ralos poucos usados. A secretaria também recomenda o uso frequente de repelente para proteção pessoal e evitar a transmissão da Dengue.