Campanha Setembro Amarelo “A vida é a melhor escolha”

Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio. A iniciativa chega a seu oitavo ano, trazendo um novo lema: “A vida é a melhor escolha”. A campanha acontece durante todo o mês, porém o dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos.

Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Formosa do Sul realizou ações para conscientizar sobre o tema como uso de camiseta personalizada por parte dos servidores municipais da área da saúde e assistência social e decoração Unidade Básica de Saúde e Departamento Social chamando a atenção para o tema.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância do envolvimento da população na conscientização da valorização da vida e na ajuda com a prevenção do suicídio. Apesar do tema ainda ser visto como tabu é importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.