Avaliação do nível de educação escolar

Em parceria com AMOSC, a Secretaria Municipal de Educação de Formosa do Sul realizou avaliações com o objetivo de medir o nível educacional das crianças do Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria. As provas foram aplicadas nas turmas do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental nas áreas de português e matemática. Com o resultado das avaliações foi possível identificar as habilidades adquiridas e as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas em comum acordo com a BNCC.

No último dia 27 e setembro a assessoria educacional da AMOSC que desenvolveu as avaliações, apresentou a equipe escolar os resultados das avaliações. A secretária de educação, Marines Moresco, explica que a avaliação é um investimento na educação do município. “Foi um momento muito produtivo e importante com os professores regentes de cada turma. Analisamos os dados e as médias de cada turma e neste diagnóstico podemos ver o nível de aprendizagem do nosso aluno. A partir disso recebemos informações e sugestões que podem ser desenvolvidas em sala de aula auxiliando assim os nossos alunos na aquisição das suas habilidades e no desenvolvimento do seu potencial”, destaca a secretária.

Aline Lazarotto, doutora em educação da Assessor Pedagógico Cooperação, explica que a avaliação é considerada um dos processos para o desenvolvimento e aprendizagem. “Definimos junto com os professores novas metas de aprendizagem com as crianças. Esse resultado foi planejado e pensado não como resultado fechado, mas sim como pistas para construir e qualificar ainda mais a aprendizagem das crianças”, afirma a profissional.