Energia solar em prédios públicos gera economia em mais de 80%

A partir da segunda quinzena de setembro todos os prédios públicos do município de Formosa do Sul passaram a utilizar energia de geração própria (energia solar fotovoltaica ON-GRID). No primeiro mês de pleno funcionamento o sistema já gerou uma economia de 82.7% que correspondente a R$ 11.227,52 para os cofres públicos.

O município pagava em média mensal R$ 13.578,07 a concessionaria Celesc. Em menos de um mês de funcionamento do sistema de energia solar o município reduziu a sua conta de energia para R$ 2.350,55. Comparando o investimento de R$716.040,00 a uma aplicação financeira, o município obteve um rendimento de 1.57% ao mês com a atual geração de energia levando em consideração que estamos em um clima ameno onde o consumo é menor que o verão.

Foram instalados cinco sistemas de geração, totalizando uma potência de 144 KWp. Os locais escolhidos foram às escolas municipais CEIM Primeiros Passos e NEM Vida e Alegria, Centro Administrativo, Centro de Convivência de Idosos e Unidade Básica de Saúde.

A geração excedente de energia destes cinco sistemas é distribuída aos demais prédios públicos como Departamento de Cultura, Departamento Social, Centro de Atividades Educacionais, Ginásio Municipal, Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos além da Praça Municipal e futuramente a Iluminação Pública gerando uma maior economia mensal.