Setembro Amarelo é abordado em sala de aula

Neste mês de setembro as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria de Formosa do Sul, realizaram atividade abordando a campanha Setembro Amarelo que trata sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida.

A atividade foi aplicada pela psicóloga da escola, Gizeli Scalcon, que abordou o tema com todas as turmas de forma lúdica e coerente. “Inicialmente o tema seria trabalhado com as turmas do 5º ano, mas percebemos a necessidade de abordar o tema com todas as turmas para que cresçam sabendo que existe esse problema, mas que existe uma solução, existe uma outra possibilidade e que existe formas de ajudar e pedir ajuda”, relata a psicóloga.

Com as crianças do 4º e 5º ano o tema foi trabalhado em roda de conversa de forma mais aprofundada. Já com as crianças do 1º, 2º e 3º ano, o tema foi trabalhado de forma lúdica. Todas as turmas desenvolveram atividades que foram expostas em um mural de conscientização na porta de entrada da escola com o objetivo de sensibilizar a população que passa pelo local.

O aluno Davi Correa Dall Santo diz que agora entende melhor a campanha. “Já tinha ouvido falar sobre Setembro Amarelo, mas não entendia, agora sei que é o mês do combate do suicídio e que precisamos ajudar as pessoas que estão nessa situação, conversar, tentar entender e achar uma solução”, destaca Davi. A aluna Rihanna Kemile de Souza Gomes também aprendeu com a atividade. “Aprendi muitas coisas que podem ajudar bastante, principalmente no futuro de nossas vidas”, afirma.