Acompanhamento psicológico na escola

Neste ano os alunos do 5º ano no Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria de Formosa do Sul participaram de uma atividade com atendimento psicológico na escola. A atividade foi desenvolvida pela psicóloga do Departamento Municipal de Assistência Social, Rosevani Zattera.

Com encontros quinzenais, para os alunos da turma matutina e vespertina, a atividade teve como objetivo repassar informações de cunho psicológico, que vão além dos conteúdos de sala de aula, mas que geram dúvidas aos alunos, que levantavam questionamentos aos professores.

Os assuntos trabalhados com os alunos foram: ansiedade, depressão, preocupações, traumas, sonhos, pesadelos, consumismo, passado e futuro, desmotivações, redes sociais, conflitos familiares, entre outros assuntos.

Sendo que o desenrolar dos encontros foram definidos pelos próprios alunos, pois eles mesmos levantavam questionamentos e assuntos a serem debatidos nos encontros seguintes, ou seja, foi de extrema valia, e assim se tornou possível sanar várias dúvidas.

Rosevani explica que a partir das rodas de conversas, vários pontos foram levantados e debatidos em conjunto. “Os alunos se mostraram extremamente participativos, com uma carga de dúvidas a serem esclarecidas sobre vários assuntos, e com o desejo de aprender algo novo”, destaca a psicóloga.

O aluno Miguel Ângelo Zanet Rolin comenta o que aprender nestes encontros. “Eu aprendi muito sobre a vida, que a gente passar por depressão, tristeza, ansiedade e muitas coisas. Aprendemos como lidar com isso e não ter mais medo dessas coisas”, destaca o aluno.

A psicóloga destaca ainda que foram utilizadas dinâmicas no decorrer dos encontros, possibilitando a cada participante, um novo olhar sobre a Psicologia e sobre assuntos relacionados à saúde mental.