Curso de emissão de NFP-e é realizado

No dia 09 de março, foi realizado em Formosa do Sul o curso de emissão de NFP-e. O curso foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e aplicado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A NFP-e (Nota Fiscal de Produtor Eletrônica) é um documento oficial utilizada para venda de produtos e serviços apenas por produtores rurais através do seu CPF e Inscrição Estadual.

A NFP-e traz muitas vantagens como armazenamento, já que todas ficam arquivadas no sistema disponibilizado pela fazenda de Santa Catarina para emissão, consulta e impressão a qualquer momento, evitando a perca de notas e facilitando no processo de aposentadoria.

Além disso, a NFP-e substitui o bloco de notas de papel e a movimentação econômica ou relatório completo de vendas também pode ser emitido através do sistema, evitando o deslocamento do agricultor até a secretaria para a baixa e retirada de novas notas. O produtor que é usuário da NFP-e não precisa da contra nota de ninguém, apenas deverá emitir nota de entrada quando for realizar compra de um usuário da nota modelo 4, a nota de papel.

Os participantes do curso aprenderam todos os passos da emissão do documento, deste o acesso ao sistema até, preenchimento de dados e a impressão do documento.

 

 

 

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul