Alunos participam de formação do Proerd

No mês de março, 32 alunos que frequentam o quinto período do Ensino Fundamental do Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria de Formosa do Sul iniciaram as aulas de formação do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd).

Os alunos receberam material didático com atividades específicas a serem trabalhadas durante o programa. As atividades são ministradas pelos policiais militares de São Lourenço do Oeste, soldado Diego Romanini, e soldado Anderson da Silva Branco que fazem parte do projeto. Será um total de dez aulas realizadas uma vez por semana e ao final dos encontros os alunos irão participar de formatura que marca o encerramento do projeto.

O soldado Diego Romanini explica que o programa vai além da ação de combate as drogas e a violência. “O programa tem o objetivo de criar um laço de união entre a escola, a família e a polícia militar, ou seja, além do policial estar em sala de aula aplicando o programa, o aluno também tem o dever de repassar as informações para os responsáveis em casa, dessa forma criando o tal laço de união”.

Romanini destaca ainda que o programa visa também a conscientização dos alunos em ter uma vida saudável, segura e responsável, além de orientá-los a como tomar as melhores decisões, pensando sempre nas consequências de cada decisão tomada.

O aluno Rafael Savoldi aprova o programa e explica o que já tem aprendido. “É bem legal e diferente, estou gostando. Já aprendi como lidar com pressão, como reagir quando o colega tá pedindo para você fazer alguma coisa errada, como falar com confiança, como perceber quando seu colega tá triste, feliz ou  bravo e outra coisas”, aponta o aluno.

O Proerd é aplicado em todos os municípios que fazem parte da 5ª Companhia da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste sendo eles: Coronel Martins, Formosa do Sul, Galvão, Irati, Júpia, Novo Horizonte, Quilombo e Santiago do Sul.

 

 

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul