Profissionais da Educação participam de capacitação com a Polícia Militar

Na noite desta quarta-feira (10/05), profissionais das escolas municipais CEIM Primeiros Passos e NEM Vida e Alegria juntamente com os profissionais da escola estadual EEB Rui Barbosa, participaram de capacitação aplicada pela Polícia Militar. O objetivo é implementar um Plano de Ação Emergencial em todas as escolas do município.

A capacitação foi aplicada pelo subtenente da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste Fabiano Andrédos Santos, juntamente com o comandante da Polícia Militar de Formosa do Sul Leandro Crasagranda. O objetivo do Plano é capacitar educadores e servidores da educação sobre como agir em situações de emergência, traçando rotas de fuga e estratégias para garantir a segurança dos alunos e toda a comunidade escolar.

O subtenente Fabiano Andrédos Santos afirma que o protocolo adotado pelo Estado de Santa Catarina tem função preventiva e pode auxiliar a PM em ocorrências. “O nosso objetivo enquanto Polícia Militar é realmente capacitar todos os professores e funcionários da rede, tendo uma racionalização das ações que devem ser tomadas no caso de haver realmente uma agressor ativo.  De uma forma preventiva, serão elaboradas pela própria instituição de ensino medidas que aumente a própria segurança da instituição e de todos aqueles que estão no ambiente escolar, além disso, com certeza irá auxiliar na atuação da Polícia Militar em caso de haver uma ocorrência envolvendo um agressor ativo”, destaca o subtenente.

A capacitação será realizada em três etapas. A primeira foi a capacitação realizada nesta noite. A segunda é fazer uma análise ambiental das necessidades das instalações físicas das escolas com relação à questão de segurança e ao mesmo tempo a realização de treinamentos básicos envolvendo os professores o corpo escolar como um todo. A terceira etapa é um simulado de realidade, em que o protocolo será colocado em prática, com a atuação da polícia militar e demais órgãos relacionados à segurança pública. A intenção é que todo esse processo seja realizado até o final do mês de junho.