Realizada Audiência Pública sobre Plano de Saneamento Básico
Na última quarta-feira, 12 de junho, a Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento, em parceria com o Setor de Vigilância Sanitária, realizou uma audiência pública para discutir as metas do Plano Municipal de Saneamento Básico de Formosa do Sul.
A audiência foi conduzida pela engenheira sanitarista Francine Caldart, da Agência de Regulação Intermunicipal de Saneamento (ARIS). Francine esclareceu as metas do Plano Municipal de Saneamento Básico para os setores de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. Segundo o novo marco legal do saneamento, até 2033, 99% da população deverá ter acesso ao abastecimento de água e 90% à coleta e tratamento de esgoto. Para atingir essas metas, o município deverá implementar um sistema individual de tratamento de esgoto.
A fiscal de vigilância sanitária de Formosa do Sul, Vandra Sete, explicou os próximos passos necessários para cumprir as diretrizes da política federal de saneamento básico. “A partir de agora, alguns encaminhamentos serão feitos e a população será informada sobre os passos que deverão ser tomados para cumprir as normas pertinentes pela lei da Política Nacional de Saneamento Básico”, afirmou Vandra.
Novas audiências serão realizadas para garantir as ações e cumprir a legislação, respeitando os prazos exigidos. Portanto, a participação da população formosense é fundamental para que o planejamento seja eficaz e inclua a colaboração de todos.