Realizada Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Departamento Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram, na quinta-feira (20/10), a etapa municipal da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no Auditório Municipal e contou com a presença de autoridades, adolescentes e comunidade.

O tema central da conferência foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. A conferencia foi coordenada pela pedagoga Alda Detofol que fez uma palestra introdutória ao tema e aos eixos da conferência.

Alda destaca a impotência em estar realizando esta conferência. “A conferência da criança e adolescente é um momento importante onde adultos e principalmente crianças e adolescentes podem opinar quais propostas e ações são importantes no município a serem ampliadas para atender todos os direitos que estão dentro do estatuto da criança adolescente”. Alda ainda avaliou a conferência realizada no município com  muita qualidade e com a participação efetiva dos adolescentes que apontaram propostas viáveis a serem implantadas.

Na oportunidade foram escolhidos delegados para participar da conferência estadual que será realizada em novembro deste ano. Bernardo Casagrande foi o delegado escolhido entre os adolescentes. Ele aponta que a conferência foi uma tarde importante. “Foi uma tarde de muito aprendizado e agora minha missão como delegado escolhido é lutar para garantir os direitos das crianças e adolescentes na conferência estadual”, afirma o adolescente.