Ações de combate a Dengue

O Governo Municipal de Formosa do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social tem realizado diversas ações de combate à Dengue no município. O Governo Municipal decretou Situação de Emergência, através do decreto municipal N.º 6245, em razão do aumento no número de casos da dengue no município.

O setor de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Formosa do Sul realiza com frequência ações de prevenção. A partir do registro de casos positivos, já foram realizadas diversas aplicações de inseticida a ultra baixo volume (UBV) conforme determina o protocolo da Vigilância Epidemiológica Estadual. Além disso, o Comitê de Combate a Dengue está organizando diversas outras ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti para o enfrentamento da Dengue no município.

No dia 26 de março foi realizada a primeira etapa da força tarefa atendendo o Bairro Meneguetti e proximidades. Uma segunda etapa será realizada em breve atendendo o centro da cidade. A ação consiste em visitas e inspeção nas residências para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti causador da Dengue.

No último dia 30 de março foi realizada uma dedetização nas tubulações das vias públicas. Foram aplicados dois produtos de longa duração em até seis meses e um produto de contato para eliminar o mosquito no momento da aplicação, além de produtos para reação química formando um gás para melhor aplicação dos demais produtos.

Nesta sexta-feira (04) foi iniciado um trabalho, que se estenderá por toda esta semana, de vistoria aérea com drone em residências e edificações do perímetro urbano a fim de encontrar possíveis criadouros do mosquito e efetuar a adequação. O objetivo destas ações é conter o aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e diminuir novos casos de dengue no município.

O secretario de Saúde e Assistência Social, Irineu Szczepanski, reforça a importância de todos colaborarem redobrando as medidas de prevenção e combate ao mosquito. “Pedimos a compreensão e colaboração da nossa população para que faça sua parte, olhando no seu terreno, no seu estabelecimento comercial e eliminar os possíveis criadouros e vamos sim, juntos, vencer essa batalha”, enfatiza o secretário.