Escola Mais Segura

Neste ano de 2024 os pais formosenses podem deixar seus filhos na Rede Municipal de Ensino com mais tranquilidade e confiança. O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação implantou o programa municipal Escola Mais Segura que visa ações efetivas para contribuir na segurança do ambiente escolar.

O programa consiste na implantação de um sistema de monitoramento eletrônico com recursos de gravação e armazenamento de imagens, além de vigilante na área interna e em todos os locais de acesso do estabelecimento de ensino que permitem o ingresso de pessoas na área interna das escolas somente após a devida identificação. Para esta ação o Governo Municipal investe mensalmente um valor de R$ 5.990,00 a empresa contratada para a prestação do serviço de vídeo monitoramento e vigilante.

Além desta ação, várias mudanças estruturais fora feitas no ambiente escolar, como a criação de apenas uma entrada para ambas as escolas, NEM Vida e Alegria e CEIM Primeiros Passos, com construção de guarita para controle de entrada no ambiente escolar, cobertura de corredores entre as escolas e cerceamento do Auditório Público Municipal Profª Adélia Zardo Pazin com entrada independente, dividindo o auditório do ambiente escolar. Nesta ação o Governo Municipal investiu um valor de R$ 110.490.00 de recursos próprios.

Claudineia Parizotto é mãe de uma das alunas da Rede Municipal de Ensino e comenta como se sente ao deixar a filha na escola todos os dias. “Eu me sinto segura em deixar minha filha na escola, pois percebemos que existem vários pontos que foram melhorados que acaba nos deixamos mais tranquilos sabendo que existe essa segurança e que além do amor e carinho que eles têm dos professores e todos que trabalham lá, nós também temos a segurança de saber que tem gente cuidando deles”, afirma a munícipe.

Delzi de Lara é a vigilante que monitora as entradas e saídas do estabelecimento escolar. Delzi explica como é a rotina de trabalho. “Nas entradas de saídas das crianças a gente tá sempre atento, ajuda a equipe escolar receber as crianças e fazer monitoramento do portão. No corredor dia a gente faz o trabalho de identificação das pessoas que necessitam por algum motivo estrar na escola, entramos em contato com da direção informamos da situação e só então é liberada a entrada e se faz o acompanhamento dessa pessoa até o local desejado. A partir daí a gente faz o monitoramento pelas câmeras até a saída dessa pessoa”, relata a vigilante.

O programa aponta ainda diversas ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo como aproteção, preferencialmente por muros ou por cercas de proteção, de modo que impossibilite qualquer forma de acesso ou invasão de pessoas estranhas e não autorizadas junto às unidades escolares. Além disso, são realizadas ações em parceria com a Polícia Civil e Militar, que fazem a segurança externa do ambiente escolar, inclusive com monitoramento através de câmeras de vigilância sob o comando da Polícia Militar de Formosa do Sul.