Atividade em sala de aula incentiva a alimentação saudável

Nesta segunda-feira (06/12) os alunos da turma Maternal III do Centro de Educação Infantil Municipal Primeiros Passos, de Formosa do Sul, receberam o troféu “Prêmio Criança Saudável”. O prêmio foi resultado de um projeto desenvolvido em sala de aula de incentivo a alimentação saudável.

O objetivo do projeto foi incentivar a ingestão de alimentos com sabores e cores variadas, proporcionando uma saudável e nutritiva alimentação, criando práticas cotidianas que contemplem experiências sobre a mesma, não esquecendo da importância de beber a água.

O projeto foi desenvolvido pela professora Cidiane Maria Reza, que notou uma recusa na alimentação fornecida pela escola, na volta às aulas presenciais. “Pensando que a alimentação saudável é um dos pilares do desenvolvimento da criança e que devemos incentivar os bons hábitos alimentares na infância os quais favorecem o crescimento, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças, o desenvolvimento, a aprendizagem, entre outros benefícios, tive a ideia de criar um álbum de figurinhas de forma que incentivasse o consumo de alimentos saudáveis”, afirma a professora.

O álbum contém imagens para colorir da maioria dos alimentos oferecidos durante a alimentação feita na escola. A cada alimento provado o aluno coloria o desenho no álbum. De acordo com a professora todas as crianças provaram boa parte dos alimentos oferecidos e ao final receberam o troféu “Prêmio Criança Saudável”.

Além do álbum de alimentos Cidiane realizou roda de conversa com as crianças falando sobre a importância em comer bem, momentos de diálogo com a participação da nutricionista Morgana Dalla Líbera e contação de história além de demonstração e experimentação dos alimentos in natura. “Obtive um excelente resultado, eles incentivaram uns aos outros a comer e aceitar os alimentos”, destaca Cidiane.

 

 

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul