Simpósio de Bovinocultura e Mostra da Bezerra

Nesta semana nos dias 03 e 04 de janeiro aconteceu em Formosa do Sul o 1º Simpósio de Bovinocultura e Mostra da Bezerra. O evento foi organizado e promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, EPAGRI, M&D Produção Animal e agropecuárias parceiras através do programa Mais Eficiência em Leite e Carne. O Objetivo deste evento foi de trazer conhecimento técnico aos produtores de leite do município e região.

A programação iniciou no dia três a noite com uma importante palestra que abordou a “Criação e Desempenho de Animais Jovens”, ministrada pelo médico veterinário, professor e coordenador da equipe de sanidade de rebanhos da Rehagro, José Zambrano. Após a palestra foi servido um jantar a todos os participantes do evento.

No dia quatro a programação iniciou às 09 horas da manhã com um circuito de palestras onde os produtores de leite visitavam os estandes de todos dos expositores: Agropecuária São Valentim, Coperalfa, DM Prestação de Serviços, EPAGRI, AGRARIA Nutrição Animal, Agropecuária Formosa e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, abordando diversos temas sobre criação de bovinos leiteiros ou de corte. Ao meio dia foi servido almoço a todos os participantes do evento.

A programação continuou na parte da tarde iniciando com uma palestra ministrada pelo medico veterinário, professor e ex-presidente da sociedade brasileira de melhoramento genético, Diego de Córdova Cucco. A palestra teve como pauta “Características genéticas e sua importância na produção do leite”. O palestrante destacou a qualidade racial das bezerras que participaram do evento, ressaltando o melhoramento genético que vem acontecendo no município de Formosa do Sul.

Após a palestra foi realizado o desfile dos animais que participaram da Mostra da Bezerra onde foram expostas mais de 30 bezerras das raças Jersey e Holandês de 16 produtores formosenses. Os animais foram avaliados pelo palestrante Diego de Córdova Cucco que fez uma classificação apenas para complementar seu repasse de conhecimento. Para encerrar o evento foi entregue um troféu de participação a todos os produtores que participaram com seus animais na Mostra da Bezerra.

O evento abriu a programação em comemoração aos 31 anos de Formosa do Sul que conta com uma extensa programação que acontece neste final de semana. No sábado dia 7 de janeiro será realizado o café colonial, exclusivo para os formosenses, com tradicional corte do bolo de aniversário e baile gaúcho com os Monarcas. O baile será gratuito e aberto a todos os públicos assim como no domingo dia 8 de janeiro com show nacional de Bruno e Barretto seguido de baile com a banda Cosmo Express.