Formosa do Sul sedia encontro com apicultores

Na tarde desta segunda-feira (04/07) o município de Formosa do Sul sediou um encontro com apicultores do Oeste de Santa Catarina. O encontro contou com a presença de Robson Raad especialista em apicultura de Minas Gerais e referencia em manejo de alta produtividade com abelhas africanizadas.

O encontro foi organizado pelo escritório da EPAGRI de Formosa do Sul com o objetivo de oferecer aos participantes a troca de experiências e a construção de novos conhecimentos aos apicultores da região. A reunião teve como pauta o aprimoramento de técnicas utilizadas na atividade.

Robson Raad destacou que a atividade da apicultura na região está solidificada. “A região possui uma floresta considerável, com colmeias de qualidade, apicultores interessados e mercado para o mel. Agora o apicultor precisa ‘tecnificar’ a produção para aumentar a lucratividade das colmeias existentes”, apontou o especialista.

O oeste de Santa Catarina tem se destacando com a produção de mel e parte desse crescimento conta com o apoio das entidades públicas (Epagri, Senar Sebrae e Prefeituras…), assistência técnica e extensão rural. Formosa do Sul tem assistência técnica realizada pela EPAGRI em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Hoje o município tem se tornado referência na criação de rainhas de abelhas africanizadas com alta performance. Esta atividade é realizada pela empresa Oeste Princesas Apis sediada no município onde comercializa abelhas rainhas e princesas no Oeste de Santa Catarina, Rio grande do Sul e Parte do Paraná.

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul