Formosa do Sul sedia Seminário Regional de Apicultura Meliponicultura

Nesta quinta-feira (11/08) Formosa do Sul foi sede do Seminário Regional de Apicultura e Meliponicultura organizado pela Associação de Apicultores e Meliponiucltores de Quilombo – AAMQ, EPAGRI e Secretaria de Agricultura de Formosa do Sul. Estiveram presente no evento autoridades, representantes de entidades além de produtores de cerca de 30 municípios da região.

Os participantes foram recepcionados com um café da manhã ao mesmo tempo em que realizavam inscrições de participação no evento. Às 09h30 foi realizada abertura com apresentação de música do Departamento Municipal de Cultura de Formosa do Sul e pronunciamento de autoridades. Em seguida aconteceram palestras que se estenderam pelo restante da manhã.

O almoço foi serviço no Centro de Convivência de Idosos organizado pela própria diretoria do Grupo de Idosos Formosense. Na parte da tarde foram realizados minicursos sobre derretimento de cera, fabricação do Alvado Invertido, Pasta de açúcar do Raad, Introdução de Rainhas e Princesas em colmeias, além de Troca de Cera e Comercialização de Materiais.

O presidente da FAASC-Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina e vice-presidente da CBA-Confederação Brasileira de Apicultores, Ivanir Cella, explica a importância do evento para a apicultura estadual. “Esse tipo de evento traz desenvolvimento e conhecimento fazendo com que aumente a produtividade melhore a qualidade do mel desenvolv3endo a atividade na região”, destaca Cella.

O apicultor formosense, Celso Moreschi afirma que para os apicultores este evento é uma oportunidade de aprimorar conhecimento. “E evento para nós apicultores nos deixa ativos e atuantes na produtividade buscando informações, conhecimentos, troca de ideias, novos produtos, aumentando a produtividade com menos custo e com menos trabalho”, afirma o apicultor.

Na oportunidade foi comemorado 30º aniversário da Associação de Apicultores e Meliponiucltores de Quilombo. O presidente da Associação e também vice-presidente da FAASC, Julcemar Toazza, fala da satisfação em ver o evento realizado com sucesso. “Hoje para nós é um dia especial. Trinta anos de atividade nessa área produzindo abelha cultivando a solidariedade. E este evento vem para mostrar que a apicultura está em constante desenvolvimento. Agradecemos aqui a todos os envolvidos principalmente o poder publico de Formosa do Sul pelo apoio na organização deste seminário, gratidão a todos”, agradece Toazza.