Formosa do Sul sofre com estiagem

O longo período com falta de chuva tem afetado a agricultura e pecuária no município de Formosa do Sul. A escassez de água também compromete o abastecimento de água da CASAN realizado no perímetro urbano.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tem dado suporte a diversas propriedades rurais que sofrem com a escassez de água para o consumo animal inclusive água potável para consumo humano.

De acordo com levantamento da EPAGRI de Formosa do Sul a estimativa de perda agropecuária é de 60% na cultura de soja, 55% na cultura de milho, 45% na cultura de milho para silagem, 40% na cultura de feijão primeira safra e 15% na produção leiteira. Esta porcentage representam a estimativa de montante aproximado de mais de R$ 10 milhões de perca.

A CASAN em parceria com o Governo Municipal já emitiu um alerta para que a população priorize apenas o consumo básico e necessário de água. A captação de água no reservatório do rio João Emílio está interrompida devido a falta de água e a unidade está sendo abastecida com caminhões pipa trazendo água do Rio Ouro em Formosa do Sul e de Quilombo.

O prefeito Jorge Antonio Comunello já esteve reunido nesta semana com os responsáveis pela CASAN e a equipe de governo para tomada de decisões e criar alternativas que possam amenizar os impactos da estiagem.

Na tarde desta quarta-feira (29/12), o prefeito Jorge Antonio Comunello assinou o Decreto Municipal N.º 5513, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por estiagem.